segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Turma novinha em folha...

Começamos com alunos novos no Projeto e eles já estão pegando no batente. O trabalho não pára. Merecem, inclusive, elogios, pois estão desenvolvendo muito bem suas atividades. Parabéns!

A simbologia do filme "Matrix"

No dia 17-08 nós do Projeto LIP trabalhamos sobre Nabucodonosor, Morfeu e símbolos abstratos (número um, trindade e cor verde).
Sobre Nabucodonosor e Morfeu resolvemos as seguintes questões: quem foram eles?; o que faziam ou fizeram de marcante o que seus nomes podem significar? Sobre os símbolos abstratos as questões: quem idealizou ou criou o conceito? Que significados possuem? Quando e onde foram ou são usados?
Com esses conteúdos aprendemos bastante, foi muito boa essa aula e os alunos do projeto estão gostando.
Por Simone

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gentileza gera gentileza

Estudamos o "Mito da caverna" e os símbolos do filme "Matrix", agora vamos conhecer um pouco do profeta Gentileza. Pouco se sabe de concreto e fidedigno sobre essa pessoa rica em mistério, sabedoria e gentileza. Com a Internet, então, pode-se criar ainda muitas confusões, como a que diz respeito ao início de sua vida de pregação.

Para que se tenho um paralelo, apontamos aqui duas fontes de informações. Um antigo programa de TV, "Atitude.com" e um texto publicado por um compositor, Helio Jenné. Este último faz alguns comentários gerais sobre a vida de profeta de Gentileza, ao passo que o vídeo aponta um projeto de escola que foi inspirado nele e em seus ensinamentos.

Texto "Gentileza"
http://comunidaderio.multiply.com/photos/album/44/gentileza

Atitute.com, "Tempo de Gentileza"
http://www.youtube.com/watch?v=lVLRJM67btU

E o que o Profeta Gentileza tem a ver com "Matrix" ou o "Mito da caverna"? Seria ele um personagem que se aventurou pelo mundo fora da caverna? Ou alguém que consegue ver além da Matrix? Esse é o desafio: qual a relação de Gentileza com a realidade? Ele a compreendia de forma clara e verdadeira ou sua leitura era fantasiosa e mirabolante? Seria ele um maluco de fato? Quem foi este homem?

Vejam o vídeo e o texto sugeridos, procure outras fontes pela Internet ou outras formas de texto e participe comentando, dê sua opinião. Apresente o Profeta Gentileza a outras pessoas e registre aqui seus comentários.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Retorno para o 2o semestre 2010


Retornamos às nossas atividades. Estamos recomeçando com o tema "Matrix". Vamos fazer uma leitura aprofundada do filme. O objetivo é construir a interpretação mais próxima possível da intenção dos autores. É importante ter em mente, no entanto, que isso é dificultoso dada a carga simbólica presente no filme.

Vamos dividir essa atividade em três momento:
1º) Estudo do "Mito da caverna", de Platão. Esse texto é o fundamento da trama de "Matrix";
2º) Estudo de alguns símbolos que se destacam e são essenciais para a compreensão do filme: o número 1, trindade, Morfeu, Nabucodonosor e o significado da cor verde na leitura de sonhos;
3º) Apreciação do filme, debate e aplicação dos estudos em sua leitura e significação.

Assim, tendo desenvolvido esse trabalho faremos nossa produção textual. Esse será o instrumento final para verificação da interpretação e apreensão dos argumentos apresentado através do filme "Matrix".

Esperamos ter um belo semestre de trabalho e produção.