Começamos com alunos novos no Projeto e eles já estão pegando no batente. O trabalho não pára. Merecem, inclusive, elogios, pois estão desenvolvendo muito bem suas atividades. Parabéns!
Projeto desenvolvido no Colégio SESI CIC para contribuir com alunos no desenvolvimento das habilidades de interpretar, argumentar e produzir textos. É orientado pelos professores Ederson e Vivian.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
A simbologia do filme "Matrix"
No dia 17-08 nós do Projeto LIP trabalhamos sobre Nabucodonosor, Morfeu e símbolos abstratos (número um, trindade e cor verde).
Sobre Nabucodonosor e Morfeu resolvemos as seguintes questões: quem foram eles?; o que faziam ou fizeram de marcante o que seus nomes podem significar? Sobre os símbolos abstratos as questões: quem idealizou ou criou o conceito? Que significados possuem? Quando e onde foram ou são usados?
Com esses conteúdos aprendemos bastante, foi muito boa essa aula e os alunos do projeto estão gostando.
Por Simone
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Gentileza gera gentileza
Estudamos o "Mito da caverna" e os símbolos do filme "Matrix", agora vamos conhecer um pouco do profeta Gentileza. Pouco se sabe de concreto e fidedigno sobre essa pessoa rica em mistério, sabedoria e gentileza. Com a Internet, então, pode-se criar ainda muitas confusões, como a que diz respeito ao início de sua vida de pregação.
Para que se tenho um paralelo, apontamos aqui duas fontes de informações. Um antigo programa de TV, "Atitude.com" e um texto publicado por um compositor, Helio Jenné. Este último faz alguns comentários gerais sobre a vida de profeta de Gentileza, ao passo que o vídeo aponta um projeto de escola que foi inspirado nele e em seus ensinamentos.
Para que se tenho um paralelo, apontamos aqui duas fontes de informações. Um antigo programa de TV, "Atitude.com" e um texto publicado por um compositor, Helio Jenné. Este último faz alguns comentários gerais sobre a vida de profeta de Gentileza, ao passo que o vídeo aponta um projeto de escola que foi inspirado nele e em seus ensinamentos.
Texto "Gentileza"
http://comunidaderio.multiply.com/photos/album/44/gentileza
Atitute.com, "Tempo de Gentileza"
http://www.youtube.com/watch?v=lVLRJM67btU
http://comunidaderio.multiply.com/photos/album/44/gentileza
Atitute.com, "Tempo de Gentileza"
http://www.youtube.com/watch?v=lVLRJM67btU
E o que o Profeta Gentileza tem a ver com "Matrix" ou o "Mito da caverna"? Seria ele um personagem que se aventurou pelo mundo fora da caverna? Ou alguém que consegue ver além da Matrix? Esse é o desafio: qual a relação de Gentileza com a realidade? Ele a compreendia de forma clara e verdadeira ou sua leitura era fantasiosa e mirabolante? Seria ele um maluco de fato? Quem foi este homem?
Vejam o vídeo e o texto sugeridos, procure outras fontes pela Internet ou outras formas de texto e participe comentando, dê sua opinião. Apresente o Profeta Gentileza a outras pessoas e registre aqui seus comentários.
Vejam o vídeo e o texto sugeridos, procure outras fontes pela Internet ou outras formas de texto e participe comentando, dê sua opinião. Apresente o Profeta Gentileza a outras pessoas e registre aqui seus comentários.
Marcadores:
interpretar,
mito da caverna,
profeta gentileza,
símbolos
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Retorno para o 2o semestre 2010
Retornamos às nossas atividades. Estamos recomeçando com o tema "Matrix". Vamos fazer uma leitura aprofundada do filme. O objetivo é construir a interpretação mais próxima possível da intenção dos autores. É importante ter em mente, no entanto, que isso é dificultoso dada a carga simbólica presente no filme.
Vamos dividir essa atividade em três momento:
1º) Estudo do "Mito da caverna", de Platão. Esse texto é o fundamento da trama de "Matrix";
2º) Estudo de alguns símbolos que se destacam e são essenciais para a compreensão do filme: o número 1, trindade, Morfeu, Nabucodonosor e o significado da cor verde na leitura de sonhos;
3º) Apreciação do filme, debate e aplicação dos estudos em sua leitura e significação.
Assim, tendo desenvolvido esse trabalho faremos nossa produção textual. Esse será o instrumento final para verificação da interpretação e apreensão dos argumentos apresentado através do filme "Matrix".
Esperamos ter um belo semestre de trabalho e produção.
Marcadores:
argumentar,
interpretar,
matrix,
mito da caverna,
símbolos
Assinar:
Postagens (Atom)