terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gentileza gera gentileza

Estudamos o "Mito da caverna" e os símbolos do filme "Matrix", agora vamos conhecer um pouco do profeta Gentileza. Pouco se sabe de concreto e fidedigno sobre essa pessoa rica em mistério, sabedoria e gentileza. Com a Internet, então, pode-se criar ainda muitas confusões, como a que diz respeito ao início de sua vida de pregação.

Para que se tenho um paralelo, apontamos aqui duas fontes de informações. Um antigo programa de TV, "Atitude.com" e um texto publicado por um compositor, Helio Jenné. Este último faz alguns comentários gerais sobre a vida de profeta de Gentileza, ao passo que o vídeo aponta um projeto de escola que foi inspirado nele e em seus ensinamentos.

Texto "Gentileza"
http://comunidaderio.multiply.com/photos/album/44/gentileza

Atitute.com, "Tempo de Gentileza"
http://www.youtube.com/watch?v=lVLRJM67btU

E o que o Profeta Gentileza tem a ver com "Matrix" ou o "Mito da caverna"? Seria ele um personagem que se aventurou pelo mundo fora da caverna? Ou alguém que consegue ver além da Matrix? Esse é o desafio: qual a relação de Gentileza com a realidade? Ele a compreendia de forma clara e verdadeira ou sua leitura era fantasiosa e mirabolante? Seria ele um maluco de fato? Quem foi este homem?

Vejam o vídeo e o texto sugeridos, procure outras fontes pela Internet ou outras formas de texto e participe comentando, dê sua opinião. Apresente o Profeta Gentileza a outras pessoas e registre aqui seus comentários.

4 comentários:

Vagner Jose Glas da Rosa disse...

Foi conhecido assim pois ele fazia menssagens nas paredes do RJ que falavam sobre gentileja.
Ele támbem nunca usou a palavra obrigado, pois ele acha que ela é de sentido à obrigação

Prof. Ederson disse...

Bacana Vagner, que bom que você encontrou informações sobre o profeta, mas o que você pensa sobre ele? Será que o que ele fazia pode ser comparado com o filme Matriz? Por quê?

Prof. Ederson disse...

Pessoal, o Everson se confundiu e postou a resposta no post abaixo, então eu estou colando ela aqui, blz?
-----
everson disse...
1) sim porque ele trata dos pensamentos das pessoa que fica preso numa coisa so.

2) sim porque se torna a melhor forma de conprinder o filme.

3) significa que nos estamos vendo o filme de uma maneira diferente e entendemos o que ele que nos passar.

26 de agosto de 2010 17:52

Prof. Ederson disse...

Everson, eu vou escrever o mesmo que fiz para o Vagner: e o que você pensa sobre o Gentileza? Entende o que quero saber? Pretendo que vocês assuma uma posição e desenvolvam ideia sobre as atitudes dele.